Dia do Malbec, símbolo do vinho argentino

Nascida na França, a uva Malbec conquistou o mundo depois de ter cruzado o Oceano Atlântico e frutificado na Argentina, onde representa 25,5% da área total de vinhedos cultivada no país. Em 2024, os argentinos exportaram 1.269.489 hectolitros de vinho Malbec para 124 países, o equivalente a US$ 429,75 milhões. O principal mercado de destino do Malbec são os EUA, seguidos pelo Reino Unido e pelo Brasil. Não por acaso, foi dos argentinos a ideia de criar o Dia Mundial do Malbec, celebrado há 24 anos a cada 17 de abril.

Além de ser a variedade mais identificada com o vinho Argentino, a uva Malbec é também a que melhor se adaptou à diversidade geográfica do país, com vinhedos de norte a sul do território, desde Jujuy, no noroeste, até Chubut, na Patagônia. O vinhedo de Malbec mais alto da Argentina está localizado na cidade de Uquía, a 3.329 metros acima do nível do mar.
Parte da história dessa uva está representada em uma alegoria visual que estampa um dos mais cobiçados rótulos da bodega Catena Zapata, justamente batizado Malbec Argentino. Nele aparecem quatro figuras femininas: Eleonor de Aquitânia, que foi rainha da França e da Inglaterra; uma imigrante desconhecida que teria levado as primeiras mudas de Malbec da França para a Argentina; a praga filoxera, que devastou os vinhedos franceses no século 19; e Adrianna Catena, pertencente à quarta geração da família de viticultores que é tida como a responsável pelo renascimento do vinho argentino de qualidade, após décadas de estagnação.

O Catena Zapata Malbec Argentino é um dos muitos rótulos dessa variedade que podem ser encontrados na Adega do Castelo Saint Andrews, que possui mais de 1800 garrafas de todo o mundo e tem sido premiada tanto no Brasil quanto no exterior. Eleita por seis anos consecutivos com o Award of Excellence da revista Wine Spectator, a Adega do Castelo Saint Andrews recebeu em 2024 o prêmio Melhores da Taça, da revista Prazeres da Mesa, em duas categorias: Vinhos de Grande Excelência e Melhor Carta de Vinhos Brasileiros.

Embora seja bastante conhecida dos brasileiros e já tenha merecido o título de Melhor Vinícola do Mundo em 2023 pelo Word’s Best Vineyards, a Bodega Catena Zapata não é a única a fazer vinhos excepcionais com a uva Malbec. A Viña Cobos, cujos vinhos são elaborados pelo enólogo norte-americano Paul Hobbs, foi a primeira a conseguir 100 pontos da crítica internacional, façanha obtida também pela família Zuccardi por duas vezes com o magistral Piedra Infinita. Esses vinhos de exceção também podem ser adquiridos por quem visita o Castelo Saint Andrews e seu premiado Restaurante Primrose.

Conhecer os tesouros guardados na Adega do Castelo Saint Andrews é um programa que não pode faltar na agenda dos enófilos que visitam a cidade de Gramado – e aberta mesmo a quem não se hospeda no hotel. No único Relais & Châteaux do Sul do Brasil é possível participar de degustações guiadas por enólogos e proprietários de vinícolas convidadas dentro da programação Wine Experience, agendar um Wine Moment para apreciar dois vinhos à sua escolha, ou ainda um jantar harmonizado no Primrose.

Entre em contato com a equipe de reservas do Castelo Saint Andrews para conhecer as opções de celebração em torno do vinho que só ele pode oferecer – e vivencie momentos únicos.

 

 

2 Adultos, 0 Crianças
Adultos
Crianças
Guardar Informação
Reserve agora, com o melhor preço garantido