Gramado de Bicicleta

Conhecendo a encantadora Gramado, de Bicicleta

Por Tela Tomazeli do Blog Gramado Magazine



Dicas

Nossa sugestão é para que você vista uma roupa confortável, passe protetor solar no rosto e leve na mochila teu telefone e água, além do cadeado da bicicleta.


    "É totalmente recomendável o uso de capacete.


Tenha bastante atenção no trânsito, a cidade está com sistema compartilhado de bicicletas, mas não arrisque. Faça valer as normas e lembre que você deve parar na faixa de segurança, pois o pedestre tem prioridade.




Não ande na contramão, tampouco nas calçadas, a menos que esteja sinalizado para isso. O início da manhã deixa Gramado sempre mais linda, eu gosto de pedalar bem cedo e ver os contrastes.

Temos hoje 16,5 km de sistema interligado, que inicia no Bairro Planalto, atravessa a cidade até o Parque dos Pinheiros, local lindo de preservação. O passeio até lá é bem mais tranquilo, vale a pena.

 


Passeio A  

Saindo do Castelo você vai encontrar morros, mas, pedal é isso, tem momentos que temos que empurrar a bike, por isso a roupa e o calçado confortável, andar de bike é entrar no espírito. Logo em seguida você vai avistar a Praça das Etnias, ali temos os Fornos dos Colonos e o Armazém. Os colonos chegam às 4h da manhã para fazer fogo nos fornos de barro e assar os pães e as cucas, às 8h o aroma já cobre a redondeza.




Temos também a Feirinha de Artesanato e, aos sábados, a Feira de Produtos Orgânicos e cultivo normal, até meio dia. Ao lado fica a Casa Italiana que é um museu e a Casa Portuguesa. Temos ainda um lindo pergolado e bancos para descanso.
A Praça é em homenagem aos colonizadores de Gramado. Depois desta parada sugiro o registro de uma foto na Rua Torta, a queridinha de quem vem a Gramado, fica bem pertinho da praça.

 

 

 

Seguindo pela Avenida Borges de Medeiros você vai observar, além dos canteiros floridos (Gramado tem o título de “cidade mais florida do RS” e honramos o mérito), o comércio e a gastronomia e já estará chegando na Praça Major Nicoletti, a Central de Informações, Igreja Matriz São Pedro, Palácio dos Festivais e a disputada Rua Coberta. Ali, ao ladinho tem a Casa da Velha Bruxa e tenho que recomendar as guloseimas, minha paixão é o Sorvete de Forno.



    "O bacana de passear de bike em Gramado é que você poderá
       deixar ela em um bicicletário e aproveitar a vontade.

 


Passeio B   

Agora vamos te sugerir o oposto, você sai do Castelo e segue em direção a Praça das Bandeiras e a estátua que homenageia os premiados do Festival de Cinema de Gramado, o Kikito.




Em seguida você vai acessar o Lago Joaquina Rita Bier. Esta região tem demarcação de ciclofaixas, mas fique atento mesmo assim. Estamos no bairro Planalto onde tem o Mini Mundo, parque em miniatura, ruas, casas e prédios que são um ‘mimo’, prepare o telefone para as fotos.

 


Seguindo você vai chegar ao Lago Negro que tem infraestrutura de banheiros (uma observação importante, os banheiros públicos de Gramado são bem cuidados, pode usar), quiosques que vendem pipocas, picolés. No entorno artesanatos e outros atrativos. Por isso é bacana usar a mochila, se te encanta, compra e tem onde carregar. 

Importante: Não ande de bicicleta com o telefone na mão ou com fones de ouvido.
Olha, aproveita, mas fique atento!




O tempo    

Os passeios podem ser um bate/volta, que você faz em duas horas ou, pode ser um passeio de meio turno. Depende da interação que vai ter com os ambientes que irá vivenciar no caminho. É tranquilo, uns morrinhos que se tiver dificuldade empurra e vai caminhando, mas a ideia é essa, a bicicleta nos proporciona a contemplação de forma mais próxima das coisas.

Também, para dentro da cidade, veja as rotas que estão interligadas no Sistema de compartilhamento.



Sugestão: Já deixe sua reserva com o Chef Fernando Becker para o jantar. Depois de um dia de turismo com pedal, você verá que chegar, relaxar na piscina, descansar em fios nobres e ter o jantar servido, vai encerrar teu dia de forma primorosa!





Mais passeios    

Temos no interior do município 7 rotas de Cicloturismo, aí é um pedal mais puxado, mas é lindo. Veja todas as informações de distância, grau de dificuldade e mais Clicando Aqui.



Gostou das dicas? Quer mais informações? Me aciona que será um prazer te auxiliar!


Um abraço

 

Tela Tomazeli - 54 9 9920.0377